Do xilopixel à vida

Do xilopixel à vida

image

À medida que busco conteúdo para alimentar nossas redes sociais, no intuito de mostrar a vocês um pouco mais de quem é Rodrigo Calixto, o humano, o designer, e não “só” o paciente que procura um doador de medula óssea compatível, me surpreendo com o que encontro.

Naquela entrevista cedida por Rodrigo aos alunos da PUC-RIO, ele já falava sobre a dificuldade de se fazerem as conexões necessárias para que nós possamos encontrar o outro que nos pode oferecer aquilo de que precisamos; neste outro vídeo, ainda mais antigo que o anterior, Rodrigo me surpreende com colocações extremamente pertinentes à nossa causa e a toda a nossa campanha, que só tem crescido, tanto em volume quanto em beleza.

“Vai chover, vai amanhecer, vai anoitecer, vai entardecer e tudo isso vai estar sendo registrado. Eu fui buscar nesse modelo colaborativo, coletivo, um modelo que se adequasse e que fosse tão verdadeiro quanto essa iniciativa de criar a relação entre as pessoas, de potencializar os encontros, de viabilizar os desejos e, sobretudo, de trazer para o universo comum diferentes expectativas. Eu acho que essa é a verdadeira razão pela qual eu estou me mobilizando de uma maneira coletiva e colaborativa. É fazer com que as pessoas tragam suas histórias e que elas, de alguma maneira, sejam uma árvore, uma árvore construída com 3.996 resíduos de lixa e, talvez, cada pessoa que colaborar possa se identificar em cada um desses pedaços diferentes de lixa que vão estar aí.”

Pegando o gancho na ideia da lixa, temos sonhado que essa nossa mobilização, igualmente coletiva e colaborativa, possa fazer com que essas milhares de pessoas que nos acompanham se identifiquem e, cada vez mais, adiram à causa, cadastrando-se como doadoras voluntárias de medula óssea, compartilhando vida e possibilidades de continuação de tantas outras histórias. Desejamos que cada uma das ampolas de sangue doadas para o cadastro seja como um pedaço de lixa, que somou para formar a árvore do painel interventivo urbano do xilopixel, essa metáfora tão pertinente da vida.

Deixe um comentário